Com a nomeação já definida na última semana, Harris imediatamente começou a procurar nomes para compor a chapa com ela. Sendo uma mulher negra de origens asiáticas, Harris foi bastante pressionada dentro do partido para escolher um candidato que captasse votos de indecisos ou até mesmo de eleitores Republicanos insatisfeitos com o ex-presidente Donald Trump. A escolha de Harris foi o atual governador do Minnesota, Tim Walz.
Walz venceu a disputa contra o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, pela indicação e a escolha foi anunciada pela própria candidata na manhã desta terça-feira (6). Ainda hoje, o democrata participará de um comício eleitoral com Harris na Filadélfia.
QUEM É TIM WALZ
Tim Walz tem 60 anos e é um ex-membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA e ex-professor. Em Minnesota, foi membro do Congresso durante 12 anos pelo partido Democrata em um distrito de tendência republicana. Walz possui apelo entre os eleitores rurais e brancos, mesmo tendo defendido políticas progressistas como governador.
Entre as suas políticas como governador de Minnesota estão refeições escolares gratuitas, expansão da licença remunerada para trabalhadores, metas para enfrentar as mudanças climáticas e cortes de impostos para a classe média. Ele defende os direitos reprodutivos das mulheres, mas também mostra tendências conservadoras ao representar um distrito rural na Câmara dos EUA, defendendo interesses agrícolas e o direito às armas.
A campanha de Kamal tem a expectativa de que a longa carreira de Tim Walz no exército, somada a sua carreira como treinador de futebol americano no ensino médio e seus vídeos de piadas sobre pais, atraiam eleitores indecisos. Membro popular do congresso, há rumores de que Walz teve apoio da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi que foi fundamental para a retirada de Biden da corrida eleitoral.
Em entrevista recente ao MSNBC, Walz atacou a chapa Republicana, composta por Donald Trump e seu candidato a vice, J. D. Vance: “Eles continuam falando sobre a classe média. Um cara do ramo imobiliário, um barão ladrão e um capitalista de risco tentando nos dizer que entendem quem somos? Eles não sabem quem somos”.