Aberto ao público, o encontro deve contar com as presenças de militantes e lideranças locais, além de deputados estaduais e federais, além de gestores do governo do estado. Adélia aposta na eleição da primeira mulher à prefeitura da cidade.
Entre os atos de pré-campanha, Adélia Pinheiro deve mobilizar o chamado PGP [Plano de Governo Participativo], uma espécie de planejamento baseado nas aspirações da população em relação às políticas públicas. Além disso, Pinheiro promete focar ações nas potencialidades da cidade, como turismo, agricultura, logística e indústria, sobretudo a de chocolate e de tecnologia da informação.
Professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), instituição onde foi reitora por dois mandatos, a pré-candidata pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV) é formada em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde também fez residência em Medicina Social e mestrado em Saúde Coletiva. Ela também é doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).