Sem espaço para concorrer à Prefeitura de Ilhéus pelo PT, o vereador Carlos Augusto, mais conhecido como Augustão, se filiou na última segunda-feira (18) ao PDT. Ele teve a ficha de filiação abonada pelo presidente do partido na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, em articulação do ex-deputado federal e atual secretário-geral da sigla José Carlos Araújo. A reunião ocorreu em Salvador.
"O PT optou por apoiar um nome que nunca foi do partido, que não tem conhecimento sobre as questões que afligem a população de Ilhéus. Por isso, procurei um outro caminho. O PDT é um partido forte, que tem representatividade local e nacional e que abriu as portas para um projeto novo para o nosso município. Confiamos muito em Félix, que é da nossa região, e em José Carlos. Essa parceria vai render bons frutos, tenho certeza", afirmou Augustão.
Em Ilhéus, o PT apoia a pré-candidatura da secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro. O prefeito Marão (PSD) deve formalizar em breve como sucessor o atual secretário de Administração, Bento Lima, ainda sem partido. Entretanto, segundo informações de bastidores obtidas pelo Bahia Notícias, pesquisas internas apontam que os melhores colocados no momento são Jabes Ribeiro (PP), Valderico Júnior (União) e Augustão.
Recentemente, a secretária estadual de Educação. Adélia Pinheiro, se colocou à disposição para concorrer à prefeitura de Ilhéus durante as eleições de 2024. Em " se declarou ao município e afirmou que a possível candidatura dependeria do desenho político traçado pelas lideranças políticas".
Também nesta segunda, o PDT filiou Doutor Isaac Nery, pré-candidato a prefeito de Itabuna. Lá, o partido também tem como pré-candidato o ex-prefeito Capitão Azevedo. "Estamos crescendo e nos fortalecendo em toda região sul da Bahia, onde teremos candidaturas competitivas. Estamos apresentando aos eleitores e à população em geral boas alternativas para Ilhéus e Itabuna", disse Félix.