Entre as inovações tratadas no encontro, que ocorreu na última sexta-feira (23), esteve o uso de uma tecnologia capaz de ler a petição inicial, catalogar e impulsionar a citação. “Precisamos de algo assim, que possa auxiliar a produtividade do magistrado, especialmente no Primeiro Grau”, disse a chefe do Judiciário baiano.
A Microsoft Brasil esteve representada pela vice-presidente de Vendas para Setor Público, Educação e Saúde, Alessandra Karine. Também participou da reunião a Executiva de Contas para Governos, Ana Carla Marques.
Ao falar sobre a agilidade na análise de processos judiciais, o responsável pela Secretaria de Tecnologia, Informação e Modernização (Setim) do TJ-BA,?Ricardo Neri,?frisou: “o desafio é grande, porque precisamos de soluções que encurtem esse tempo”. Nesse sentido, foi discutida a utilização de uma ferramenta resumidora de petição, com vistas a obter maior eficácia no exercício?dessa tarefa.
Outros pontos discutidos envolveram a criação de um sistema de controle para a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), bem como o aprimoramento do editor de texto do Processo Judicial Eletrônico (PJE).
Na ocasião, a executiva Ana Carla Marques externou a importância de expandir ferramentas que possam ser usadas nas outras áreas da organização, para além do setor de Tecnologia da Informação (TI). “A ideia é que esses novos modelos?sejam de fácil uso e os usuários em áreas separadas tenham possibilidade de desenvolver pequenas coisas que os ajudem a ser mais rápidos”, frisou.
O TJ-BA já desenvolveu uma série de projetos de inteligência artificial, a exemplo do Robô Haia, que identifica petições, classifica os processos na tarefa específica e prepara as minutas para revisão e assinatura do magistrado.