“Antes de vir à COP, tive uma reunião com o relator, Aguinaldo Ribeiro, com o relator Braga, no Senado, e aos dois [fiz] o apelo para que eles aproveitassem essa semana para tentar diminuir as diferenças existentes entre os dois textos, conversassem com as lideranças das casas”, disse Lira.
“Senador Braga, com o dever e a obrigação de conversar e alinhar, com o presidente Pacheco, para que nós, na próxima semana, no nosso retorno, já levemos esse tema ao plenário da Câmara dos Deputados. E que possamos, esse ano, fazer a promulgação da PEC da Reforma Tributária.”
A PEC da reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados, de onde veio originalmente, em julho deste ano, e pelo Senado Federal no dia 8 de novembro. As Casas, porém, apreciaram redações diferentes. Por isso, a tramitação da matéria segue no Congresso. Se a Câmara aprovar a nova redação sem alterar o teor, a reforma pode ser promulgada e passar a valer. Caso contrário, a proposta pode voltar ao Senado para a apreciação das novas mudanças.
Evento da CNI com empresários
O presidente da Câmara dos Deputados participa de um evento paralelo à COP28, com empresários, organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), para debater estratégias do setor para descarbonização.