A desaprovação na atuação do presidente também cresceu entre a pesquisa anterior e esta mais recente. Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a desaprovação do governo chegou a 42%, ou 7% a mais do resultado auferido em agosto, que foi de 35%. A diferença entre aprovação e desaprovação, que era de 25% na pesquisa de agosto, caiu para 12% na sondagem mais nova.
Para a realização da pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas, pessoalmente, entre os dias 19 e 22 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.
No recorte por regiões, o Nordeste continua apresentando a maior aprovação do presidente Lula: 68% (era de 72% em agosto). As outras regiões apresentam o seguinte resultado: Sudeste: 49%; Sul: 50%; Centro-Oeste/Norte: 50%. Já a desaprovação de Lula atualmente está maior na região Centro-Oeste/Norte: 46%. Nas demais regiões, a desaprovação ao governo está em 45% no Sul, 45% no Sudeste e 29% no Nordeste.
Em outros recortes, como na divisão da avaliação do presidente por sexo, para o público feminino, as ações de Lula são aprovadas por 55%. Para o masculino, são 53%. Na visão por idade, o trabalho da terceira administração de Lula petista é aprovado por 52% das pessoas entre 16 e 34 anos. Para quem tem entre 35 e 59 anos, o número é de 52%. Já para a população com 60 anos ou mais, a aprovação fica em 62%.
Na avaliação do governo pela escolaridade, para quem estudou até o ensino fundamental, o governo é aprovado entre 63% dos entrevistados. Com ensino médio completo ou incompleto, são 52%. Ensino superior incompleto ou mais, 44%. Em relação à renda familiar, nas famílias que recebem até dois salários mínimos, a avaliação positiva do presidente Lula é de 63%; mais de dois a cinco salários mínimos: 53%; e acima de cinco salários mínimos: 41%.
No recorde de cor e raça, entre os que se denominam pardos, o governo Lula é aprovado por 55%. Para os brancos, 51%. Já entre os pretos, 60%. Em relação à religião, entre os católicos, a administração do líder petista é aprovada por 60%; entre os evangélicos, 44%.
A pesquisa divulgada nesta quarta pela Genial/Quaest apresenta números próximos aos que foram verificados em sondagem feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A Pesquisa CNT Opinião divulgada no início de outubro revelou que a aprovação de Lula estava em 54,9%, e a desaprovação registrou 39% dos entrevistados.
A queda do presidente Lula na sua avaliação pela população também já havia sido verificada em pesquisa PoderData divulgada no final de setembro. O levantamento revelou que a aprovação do presidente havia caído de 51% na sondagem de junho para 48% na pesquisa de setembro. Já a desaprovação subiu de 43% para 45%, reduzindo de 8% para apenas 3% a distância entre quem aprova e quem desaprova a atuação de Lula no primeiro ano de seu terceiro mandato.